DEZ ANOS DA GUERRA DA SÍRIA



Uma revolta pacífica contra o presidente da Síria, há 10 anos, se transformou em uma violenta guerra civil. O conflito já deixou mais de 380 mil mortos, devastou cidades e atraiu outros países para a disputa.

Antes mesmo do início do conflito na Síria, o país já sofria com alto índice de desemprego, corrupção e falta de liberdade política sob o presidente Bashar al-Assad. Em março de 2011, manifestações pró-democracia começaram na cidade de Deraa, inspiradas pela Primavera Árabe nos países vizinhos.

A violência aumentou rapidamente e o país entrou em guerra civil. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento com base no Reino Unido e uma rede de fontes na Síria, já registrou a morte de 387.118 pessoas até dezembro de 2020, entre elas 116.911 civis. Além disso, segundo o UNICEF, quase 12 mil crianças foram mortas ou feridas.



A crise na Síria continua a ser a maior crise de deslocamento do mundo. Mais da metade de sua população foi forçada a fugir. Os sírios já representam um terço da população total de refugiados no mundo. Milhões de sírios foram forçados a fugir de suas casas desde 2011, em busca de segurança como refugiados em países como o Líbano, Turquia, e Jordânia. A pandemia também trouxe um impacto devastador e provocou o aumento da pobreza.

Segundo dados do ACNUR, 13.4 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária e de proteção na Síria, 6.7 milhões estão deslocadas dentro da Síria, e há 6.6 milhões de refugiados sírios em todo o mundo, dos quais 5,6 milhões hospedados em países próximos à Síria.

Nove em dez refugiados sírios vivem em comunidades de acolhimento em áreas rurais e urbanas em países vizinhos. Na Jordânia, 80% dos refugiados sírios que vivem fora dos campos estão vivendo abaixo da linha de pobreza. No Líbano, cerca de 60% das famílias de refugiados sírios vivem em pobreza extrema com menos de US$ 2,87 por pessoa por dia. Além disso, 70% das pessoas em situação de vulnerabilidade na região são mulheres ou crianças

Comentários