Todos os textos aqui no site da Organização pelos Imigrantes e Refugiados (OPIR) falam sobre a temática imigrantes e refugiados, abordando diversos assuntos relacionados. Mas, como posso ajudar essa parcela da população na minha cidade? Esse post veio para trazer algumas inspirações de como você pode atuar localmente para ajudar a melhorar a vida dessas pessoas.
1. Hospede refugiados, requerentes de asilo e imigrantes em sua casa
Segundo a ACNUR, há uma grande distribuição dos refugiados pelo país, sendo a maior parte concentrada no Sul do Brasil, com 35% do total. Qundo chegam no Brasil, é muito importante que encontrem abrigo para não se alojarem pelas ruas. Por isso, você pode ajudar quem precisa de onde você está. Se você possui um cômodo vazio em sua casa, considere poder cedê-lo para uma ou mais pessoas.
2. Seja voluntário em sua comunidade
Outra maneira de se envolver ativamente com essa parcela da população é trabalhando diariamente com ela. Descubra uma forma de poder fazer a diferença usando as suas habilidades e colabore com uma ONG local, como a Organização pelos Imigrantes e Refugiados. Além disso, você pode fornecer alguns itens essenciais, que muitas vezes faltam (como sofás, fogões, geladeiras, utensílios de cozinha ou eletrodomésticos) e ajuda-los a construirem uma nova vida no Brasil.
3. Ajude os refugiados e imigrantes a se integrarem em uma nova cultura
Quando uma pessoa se muda para um novo país para inicar uma nova vida, pequenas gentilezas e gestos de amizade podem significar muito, então, procure um organização em sua comunidade que está trabalhando com refugiados e veja se você pode doar um pouco do seu tempo e sua atenção para se voluntariar. Você pode fazer isso por meio da Organização dos Imigrantes e Refugiados também, principalmente no nosso setor Social.
4. Incentive sua universidade a oferecer bolsas para refugiados e imigrantes
Para os estudantes refugiados e imigrantes, perder a oportunidade de prosseguir os seus estudos é devastador. Você pode incentivar e fazer um movimento dentro da sua universidade para o fornecimento de bolsas de estudos e também a inclusão dessa população na sua universidade. Além disso, você pode pedir para a sua instituição de ensino a criação de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos voltados para os imigrantes e refugiados.
5. Empregue os refugiados e imigrantes
No Brasil, os imigrantes e refugiados são autorizados legalmente a trabalhar, por mais que muitas empresas não saibam disso. Se você é um empresário e puder abrir vagas preferenciais, esta seria uma excelente forma de ajudar. Os refugiados muitas vezes possuem bom estudo e conhecimento, mas tiveram que largar tudo para poder fugir da guerra em seus países. A Organização pelos Imigrantes e Refugiados tem um projeto vindo em 2021 voltado para a contratação de imigrantes e refugiados na região de grande Florianópolis.
6. Doe
Se você não tiver disponibilidade de poder fazer trabalho voluntário, mas ainda assim quiser ajudar, considere fazer uma doação. Algumas das principais e mais conhecidas organizações de acolhimento e reintegração de refugiados são:
- ACNUR – Agência da ONU para refugiados
- Church World Service (Serviço Global da Igreja)
- American Refugee Committee (Comitê Americano de Refugiados)
- International Rescue Committee (Comitê Internacional de Resgate)
E claro, você pode doar também para a Organização pelos Imigrantes e Refugiados.
UNIBH. 7 maneiras de ajudar os refugiados com trabalho voluntário. 2020. Disponível em: https://www.unibh.br/blog/7-maneiras-de-ajudar-os-refugiados-com-trabalho-voluntario/. Acesso em: 10/11/2020
Comentários
Postar um comentário