A Organização pelos Imigrantes e Refugiados fez história no ano de sua fundação, 2016. Isso se deve pois a ONG disponibilizou na época o primeiro curso de língua portuguesa gratuito voltado para imigrantes, refugiados e apátridas na Grande Florianópolis. A organização possui como um dos seus princípios a inclusão. Dessa forma, alunos sem conhecimento prévio de português bem como aqueles com fluência avançada são extremamente bem vindos para estarem conosco nessa jornada de aprofundamento na língua portuguesa.
Em 2020, foi realizada a mudança de nome da ONG- foi acrescentado o "Imigrantes". Essas mudanças vêm da necessidade de reforçar que nós não trabalhamos somente com o grupo dos refugiados, mas sim, com todos aqueles que migram para o nosso país e precisam de algum suporte. Além de ser um reforço, isso ajuda também as pessoas, sejam elas imigrantes ou não, a identificarem melhor quem somos e nosso escopo.
A maior mudança que fizemos nesse período foi exatamente na nossa estrutura interna. Por muito tempo o foco da organização ficou restrito as aulas de português. Assim, todo o esforço de gerir voluntários e busca de parcerias tinham como foco essa atividade. Dessa forma, setores como presidência, tesouraria e ensino eram aquelas mantidas inicialmente e que condiziam com o trabalho que estávamos fazendo na época. Mexer nesse ponto não foi feito apenas por uma questão formal. As alterações vieram por uma soma de fatores, que vão desde o aumento no número de voluntários até na existência de demandas maiores vindas dos próprios imigrantes que atendíamos em setores diversos que não trabalhávamos antes. Se queríamos mesmo cumprir com o objetivo de dar melhores condições para os imigrantes, então era necessário que nos adaptássemos a nova realidade encontrada. A atuação desses setores já se dava no início do ano de 2020, porém só foram formalmente apresentadas e organizadas no segundo semestre do referente ano.
Comentários
Postar um comentário